terça-feira, 29 de outubro de 2013

Top 100 - música #88

Um solo hipnotizante de guitarra — dos mais bonitos já compostos para uma melodia romântica — e uma letra de rasgar o coração. Assim é "STILL GOT THE BLUES", de Gary Moore, a canção número 88 da minha lista de cem melhores músicas internacionais românticas.



Logo que foi lançado a música, em 1990, como parte integrante do álbum homônimo do guitarrista irlandês Gary Moore, o hit "STILL GOT THE BLUES" ganhou o mundo, mas causou um grande inconveniente ao compositor: ela foi declarada uma violação de direitos autorais, por seu antológico solo ser colocado como plágio de uma canção conhecida em território alemão, chamada "NORDRACH", gravada em 1974 por uma banda chamada Jud's Gallery. A corte até aceitou a defesa de Moore, pela qual alegava desconhecer aquela modinha alemã, mas, mesmo desconsiderando um possível furto artístico, manteve a decisão do plágio.
Quer comparar? Clique aqui e ouça a versão alemão (a partir do 6º minuto de andamento do vídeo).
De qualquer modo, o solo é um complemento ao restante da obra, que é de fato uma excelente composição.

"STILL GOT THE BLUES"
"AINDA FICO TRISTE"

Used to be so easy to give my heart away
Costumava ser tão fácil dar meu coração
But I found out the hard way
Mas eu descobri do jeito penoso
There's a price you have to pay
Que há um preço que eu devo pagar
I found out that love was no friend of mine
Descobri que o amor não era meu amigo
I should have known time after time
Eu deveria saber depois de tantas vezes
So long, it was so long ago
Tanto tempo, há tanto tempo atrás
But I've still got the blues for you
Mas eu ainda fico triste com você
Used to be so easy to fall in love again
Costumava ser tão fácil me apaixonar de novo
But I found out the hard way
Mas eu descobri do jeito penoso
It's a road that leads to pain
É uma estrada que leva à dor
I found that love was more than just a game
Eu descobri que o amor mais que só um jogo
You're playin' to win
Você está jogando pra ganhar
But you lose just the same
Mas você perdeu do mesmo jeito
So long, it was so long ago
Tanto tempo, isso foi há tanto tempo
But I've still got the blues for you
Mas eu ainda fico triste com você
So many years since I've seen your face
Tantos anos desde que vi seu rosto
Here in my heart, there's an empty space
Aqui em meu coração há um espaço vazio
Where you used to be
Onde vocês costumava estar
So long, it was so long ago
Tanto tempo, fazia tanto tempo
But I've still got the blues for you
Mas eu ainda fico triste com você
Though the days come and go
Embora os dias venha e vão
There is one thing I know
Só há uma coisa a saber
I've still got the blues for you
Eu ainda fico triste por sua causa

* * *

Na nossa próxima postagem, viajaremos pela cultura francesa, trazendo uma das músicas mais polêmicas de todos os tempos.
Dá pra imaginar qual seja?

Nenhum comentário:

Postar um comentário