domingo, 24 de janeiro de 2016

"Elas se Tornaram Canção" — "CRISTINA", Roupa Nova

Para mim, a melhor banda do Brasil — e que não fica a dever para nenhuma outra no mundo inteiro — se chama Roupa Nova. Então, imagine só uma banda como essa tomando um mulher e transformando-a em canção?

Eis, pois, a honra para todas as Cristinas, por cuja canção nós destacamos em nossa série "Elas se tornaram canção".


Disco "Herança" (1987)
"CRISTINA" foi uma das faixas do álbum Herança, lançado em 1987 pela gravadora RCA, sendo uma composição de dois dos integrantes do Roupa Nova: Ricardo Feghali e Serginho — este último, aliás, é a voz principal da gravação.

Ela foi, ao lado das músicas "VOLTA PRA MIM" e "A FORÇA DO AMOR", um grande destaque e tocou muitos corações apaixonados, especialmente aqueles que têm o privilégio de amar uma Cristina.

"CRISTINA" é uma balada num ritmo aproximado a um bolero pop, com uma melodia suave e uma letra muito romântica e inspiradora.

Para quem gosta de versões acústicas, pode ver uma impecável performance da banda cantando  "CRISTINA" ao vivo. Na janela a seguir, uma montagem contendo o áudio da gravação original daquele sucesso.


"CRISTINA"

Tua boca na minha
Seus olhos fechados são
O meu maior momento dito em silêncio

Sua pele suave
Sua mão que passeia em mim
Igual o vento toca as gotas de orvalho

Mil motivos pra te amar Cristina
Quanto tempo eu procurei Cristina

O dia invade meu quarto
Nem percebi
Que as horas que passamos foram segundos

Mil motivos pra te amar Cristina
Quanto tempo eu procurei Cristina

Se às vezes eu me calar
Tentando me encontrar
Não ligue oh não
É medo de perguntar
Se o amor que você me dá
É hoje o meu futuro ou pode me machucar

Mil motivos pra te amar Cristina
Quanto tempo eu procurei Cristina
Cristina te amo



O nome Cristina

Significa “cristã” ou “ungida por Deus”. O nome Cristina é a variante feminina de Cristino, o mesmo que Cristiano, tem origem no latim Christianus, derivado de christianu, que quer dizer literalmente “cristão”. Há estudiosos que atribuem Cristina como uma forma feminina equivalente de Cristo, originado a partir do grego Christós que significa literalmente “o ungido”.

Santa Cristina
Na Inglaterra este nome foi encontrado por volta do século XII na forma Christian, utilizado durante a Idade Média tanto por homens quanto por mulheres, mas não era muito popular até o século XVII, apesar de ter sido pela realeza da Dinamarca desde o século XV, sendo adotado por pelo menos dez reis. A variante inglesa Christina foi encontrada na Inglaterra a partir de meados do século XVII.


Uma figura de destaque com este nome foi Santa Cristina, venerada pela igreja católica e mártir desde o século IV.

Atriz Cristina Mullins
No Brasil, Cristina é um nome feminino bastante popular. Pessoas batizadas com este nome normalmente recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Cris ou Tina. Há ainda os variantes, por exemplo, Cristiane, Christiane etc. Na época do lançamento daquela música do Roupa Nova, um dos rostos mais lindas da televisão brasileira era o da atriz Cristina Mullins, que brilhou em várias novelas, como Meu Pé de Laranja Lima, Paraíso, Vereda Tropical, Brega & Chique e Despedida de Solteiro.

Portanto, se você tiver uma Cristina especial na sua vida, não hesite em oferecê-la esse grande sucesso de Roupa Nova.

3 comentários:

  1. Amo essa música.O meu é Cristina e quando uma amiga me deu uma fita cassete com as músicas do Roupa Nova, fiquei super feliz e ao ouvir a que tinha o meu nome fiquei radiante. Pena que nenhum homem ofereceu essa música para mim. Sou tão romântica. Gostaria de receber de alguém que me amasse.

    ResponderExcluir
  2. Amo essa música.O meu é Cristina e quando uma amiga me deu uma fita cassete com as músicas do Roupa Nova, fiquei super feliz e ao ouvir a que tinha o meu nome fiquei radiante. Pena que nenhum homem ofereceu essa música para mim. Sou tão romântica. Gostaria de receber de alguém que me amasse, uma homenagem.

    ResponderExcluir