domingo, 10 de janeiro de 2016

"Elas se Tornaram Canção" — "MANUELA", Julio Iglesias

Será possível se calcular quantas Manuelas existem no mundo? Bom, se alguém aí tem a conta e ainda for capaz de precisar quantas delas tem em torno de quarenta anos, então, poderá supor que grande parte delas têm esse nome em razão de uma música: "MANUELA", um dos primeiros sucessos internacionais do inconfundível Julio Iglesias.


Essa música também nomeou o álbum de Julio Iglesias em 1974, lançado originalmente na Espanha. A sua positiva aceitação motivou o astro espanhol a fazer versões em português e em italiano, igualmente bem-sucedidas, aliás. A balada romântica também foi tema musical de uma novela argentina cujo título era... Manuela (veja abertura).

Então, vamos de Manuela, com Julio Iglesias:



"MANUELA"

Como noche, como sueño
Como uma noite, como um sonho
Son los ojos negros de mi amor, Manuela
São os olhos negros do meu amor, Manuela
Como espiga en primavera
Como uma espiga na primavera
Como luna llena es mi amor, Manuela
Como uma lua cheia, é o meu amor, Manuela
Sus palabras cariñosas
Suas palavras carinhosas
La mirada inquieta de mi amor, Manuela
O olhar inquieto do meu amor, Manuela
Tiene mis sentidos presos
Meus sentidos são presos
Y todos mis sueños son para Manuela
E todos os meus sonhos são para Manuela

Desde que llegó a mi vida
Desde que ela chegou na minha vida
Desde aquella tarde que encontré a Manuela
Desde aquela tarde em que encontrei Manuela
Soy dichoso como nadie
Sou feliz como ninguém mais
Porque cada día me espera
Porque cada dia me espera
La dulzura de sus besos
A doçura de seus beijos
Y ese amor inmenso que me da Manuela
E esse amor imenso que Manuela me dá

Cada día, cada instante
Cada dia, cada instante
Mi ilusión más grande es ver a Manuela
Minha maior ilusão é ver Manuela
Sólo vivo, sólo pienso
Só vivo, só penso

Sólo sé que existo por mi amor, Manuela
Só sei que existo para meu amor, Manuela

Desde que llegó a mi vida
Desde que ela chegou na minha vida
Desde aquella tarde que encontré a Manuela
Desde aquela tarde em que encontrei Manuela
Soy dichoso como nadie
Sou feliz como ninguém mais
Porque cada día me espera
Porque cada dia me espera
La dulzura de sus besos
A doçura de seus beijos
Y ese amor inmenso que me da Manuela
E esse amor imenso que Manuela me dá

* * *

Veja as demais músicas da série "Elas se Tornaram Canção" clicando aqui.


O significado do nome Manuela

Como é óbvio, Manuela é a forma feminina de Manuel, uma variante de Emanuel, nome originado a partir do hebraico Immanuel, formado pela junção dos termos immánu, que significa "conosco" e El, que quer dizer "Deus, Senhor", e significa basicamente “Deus está conosco", ou apenas, "Deus conosco”.

Emanuel foi o nome dado ao Messias pelos hebreus, no início foi utilizado como nome cristão pelos gregos e também no Império Bizantino, sendo levado em seguida para Espanha e Portugal através das ligações entre as famílias reais de Fernando III de Castela, que tinha ascendência bizantina.

As variantes Manuel e Manoel foram encontradas em Portugal em documentos datados da primeira metade do século XVI, posteriormente a forma Emanuel encontrada no século XV.

Na Inglaterra a forma masculina é adotada desde o século XVI, principalmente como Emmanuel e Emanuel, que apesar de não ser muito popular é quase que exclusivamente usado apenas por judeus.
Princesa Maria Manuela

Manuela foi nome da segunda filha de D. João III com D. Catarina da Áustria. Maria Manuela de Portugal casou com seu primo, o príncipe das Astúrias D. Filipe em 1543.

Photo
Manuela Schwesig
Uma personalidade na atualidade, Manuela Schwesig é uma política alemã. Também é uma Manuela a primeira-dama de Portugal entre 1976 e 1986, Manuela Ramalho Eanes, esposa do ex-presidente Ramalho Eanes. É também Manuela o nome de uma neta do apresentador Silvio Santos, que, como é público, é um dos maiores fãs de Julio Iglesias. Logo, a filha de Daniela Abravanel só pode ter sido batizada com este nome a pretexto da música referida.

No Brasil, Manuela é um nome feminino bastante popular. As pessoas batizadas com este nome, normalmente, recebem apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Manu. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário