segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

"Elas se Tornaram Canção" — "CAROLINE", Raça Negra

Em continuidade à nossa série "Elas se Tornaram Canção" (ver o índex aqui):


Os caras fizeram muito sucesso, marcaram uma geração inteira, trouxeram o samba de volta à moda no Brasil inteiro e revolucionaram a música nacional com o seu tradicional pagode romântico. Como se não bastasse isso, "batizaram" muitas meninas com um nome que então se tornaria um dos mais populares desde o lançamento da doce canção "CAROLINE". Pois é, falamos da banda Raça Negra.

Caroline, Carolina ou simples e carinhosamente Carol: elas se tornaram canção!

A banda Raça Negra começou em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo, em 1983, com o nome inicial de "A Cor do Samba". Porém, o primeiro álbum só foi gravada quase uma década depois, em 1991, justamente o disco que lançou "CAROLINE" — composição de Luis Carlos, vocalista e líder da banda —, que, aliás, foi a música que alavancou a Raça Negra e aquele novo gênero de pagode romântico.

Foi justamente por inspiração dessa bela composição que meu anjo, meu amor e minha musa recebeu tal nome.



CAROLINE

Você veio pra me fazer feliz
Pra minha vida alegrar
Nasceu do fruto do amor
Para sempre eu vou te amar

Menina, criança linda
De um amor tão bonito
A vida te fará feliz
Vou te amar até o infinito

Carol, Caroline
Carol, Caroline

Menina, rara beleza
Que me traz tanta emoção
É meu céu, minha estrela
Tomou conta do meu coração

Me enche de alegria
Brilha mais que o sol
Por isso eu vou gritar pro mundo
Que o nome dela é...
Carol, Caroline
Carol, Caroline

* * *


Caroline, princesa de
Brandemburgo-Ansbach
O nome Caroline significa "doce força", "mulher do povo" ou "mulher doce", considerado uma variante de Carolina, podendo ter duas prováveis origens distintas. Pode ter surgido a partir de uma variante do germânico Karl, que significa "forte", com a junção da palavra lind, que significa "doce".

Outra teoria sugere que o nome é uma variante feminina do nome em latim Carolus (Carlos, que significa "homem" - no feminino se aceita que a intenção seja "mulher");

Esse é um nome emprestado tanto do inglês como do francês. Da Alemanha vem a variante Karoline.

Princesa Caroline de Mõnaco
O nome Caroline foi introduzido na Inglaterra através da rainha Caroline de Brandenburg-Anspach, tornando-se um dos nomes mais populares deste país durante o século XVIII. Outra princesa com esse nome é a Caroline de Mônaco.

Normalmente, as pessoas que possuem o nome Caroline recebem como apelido o diminutivo Carol.

As principais variações do nome Caroline ao redor do mundo são: Carolina (português, espanhol), Carole (francês), Carleen, Carlen, Carlene, Carlin, Carly, Carlyn, Carol, Caroleen, Caroly, Carolly, Carolyn (inglês, francês), Carola (inglês, alemão), Karoline (alemão).

E, obviamente, as Carolines já foram cantadas antes da banda Raça Negra. Aliás, o rock "OH, CAROL", do cantor americano Neil Sedaka é um clássico mundial. Mas essa é uma outra história, à qual retomaremos mais adiante com nossa série.


Um comentário:

  1. Just love your article.I do always look over your website for new articles.I am recently working on an app spotify premium cracked apk thats going awesome and special thanks to you :)

    ResponderExcluir