segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Lançamento série "ELAS SE TORNARAM CANÇÃO"

Muitas mulheres em especial inspiraram canções, nomeando-as inclusive, sendo que, não raro, o sucesso dessas músicas acabaram por popularizar o nome da musa. Imagine, por exemplo, quantas "Michelles" não nasceram depois do sucesso que os Beatles lançaram o hit "MICHELLE". Incontáveis, certamente, porque a música é uma grande difusora de cultura.

Então, pensando nisso, reunimos uma seleção de músicas intituladas com nomes próprios na série "Elas se Tornaram Canção" (veja o índex aqui).


É bem verdade que nem sempre os compositores compõem histórias reais. Muitas vezes, o enredo é fictício. Noutras vezes, o enredo até pode ser baseado em casos verdadeiros, mas o nome usado pode ser apenas um codinome. Mas há também canções que trazem o nome exato da musa inspiradora.

Vamos explorar nessa série várias canções dessa categoria, começando exatamente por The Beatles e sua "MICHELLE", faixa integrante do álbum Rubber Soul, de 1965. Sua letra — em inglês e alguns trechos em francês — foi composta por Paul McCartney, com apelo de John Lennon. Dizem que Paul, nos tempos colegiais, cantava algumas citações em francês para uma bela colega de classe (uma francesa), por quem provavelmente se apaixonara. Anos mais tarde, quando os quatro garotos de Liverpool já eram donos das paradas mundiais, Paul relembrou daquela paixão juvenil e dos versos que ele cantava pelos corredores do colégio. Então, John Lennon o sugeriu que ele compusesse a música dedicatória à francesinha e mesclasse os idiomas conservando os versos que ele compusera em francês. Foi como um mágico tocando uma pedra e transformando-a em ouro. Sucesso inconteste.


O nome Michelle

Michele, Michelle, Mikele, Mikaela e suas diversas variações vem da versão francesa para o nome do anjo Miguel (Michéle, em francês). Sua significação é equivalente à expressão "ninguém é como Deus".
Muitas Micheles fizeram e fazem história. A atriz americana Michelle Pfeiffer fez uma brilhante carreira em Hollywood, emplacando marcantes papéis, como a Mulher-Gato no filme "Batman Returns" e a personagem principal em "Os Fabulosos Irmãos Baker", pelo que venceu o Oscar na categoria de melhor atriz.
Outra famosa atriz americana que carrega essa graça é Michelle Rodriguez. Ela despontou no extraordinário seriado "Lost" e depois brilhou em filmes como "Avatar", "Resident Evil 5", "Velozes e Furiosos 4 e 6"
Outra Michelle bem conhecida mundialmente é a atual primeira-dama americana, esposa de Barack Obama.
Michelle também deu nome a um furacão de grandes proporções (grau 4 na escala Saffir-Simpson), ativo entre 29 de outubro a 6 de novembro de 2001, atingindo especialmente os países Nicarágua, Honduras e o sul da Flórida, causando 17 mortes e quase 30 milhões de prejuízos diretos.

Por aqui, no Brasil, onde o nome Michelle e derivados são muito populares, certamente elas causaram grandes turbulências em corações apaixonados — mas muitas felicidades também.

Então, vamos de The Beatles: "MICHELLE".


"MICHELLE"

Michelle, ma belle
Michelle, minha bela
These are words that go together well
Essas são palavras que andam bem juntas
My Michelle
Minha Michelle

Michelle, ma belle
Michelle, minha bela
Sont les mots qui vont très bien ensemble
São palavras que andam bem juntas
Très bien ensemble.
Muito bem juntas

I love you, I love you, I love you
Te amo, te amo, te amo
That's all I want to say
É tudo que quero dizer
Until I find a way
Até que eu encontre um caminho
I will say the only words I know that
Eu direi as únicas palavras que eu sei que
You'll understand
Você entenderá

Michelle, ma belle
Michelle, minha bela
Sont les mots qui vont très bien ensemble
Essas são palavras que andam bem juntas
Très bien ensemble
Muito bem juntas

I need you, I need you, I need you
Preciso de você, preciso de você, preciso de você
I need to make you see
Preciso fazer com que veja
Oh, what you mean to me
Oh, o que você significa para mim
Until I do I'm hoping you will know
Até que eu consiga, espero que saiba
What I mean.
O que eu quero dizer
I love you
Eu te amo

I want you, I want you, I want you
Te quero, te quero, te quero
I think you know by now
Acho que você já sabe
I'll get to you somehow
Vou te conquistar de qualquer modo
Until I do I'm telling you so
Até que eu consiga, estou falando então
You'll understand
Você entenderá

Michelle, ma belle
Michelle, minha bela
Sont les mots qui vont très bien ensemble
Essas são palavras que andam bem juntas
Très bien ensemble
Muito bem juntas

I will say the only words I know that
Eu direi as únicas palavras que eu sei que
You'll understand, my Michelle
Você entenderá, minha Michelle

Nenhum comentário:

Postar um comentário