quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Top 100 - música #95

A música internacional romântica número 95 da minha lista top-100 é "EVERYTIME YOU GO AWAY", interpretada pelo cantor britânico Paul Youg, sucesso estrondoso daquele ano de 1985, embora esta não tenha sido a gravação original deste single, que pertence ao dueto Hall & Oates, correspondente John Oates a Daryl Hall, que é justamente o autor dessa letra arrasadora.
Uma letra arrasadora — esse é o termo exato. "Toda vez que você vai embora, leva um pedaço de mim com você".
Quem já teve a triste experiência de ver uma pessoa amada partir — e quem não a teve? — sabe o quanto dói. A exatidão desse lamento e a tão comum coincidência com milhares e milhares de casos fez de "EVERYTIME YOU GO AWAY" uma das canções românticas mais tocadas no mundo desde que foi lançada nos anos 80, além de consagrar a carreira de Paul Young.
Aqui no Brasil, o título fez parte da trilha sonora da novela "A Gata Comeu" — por muitos críticos, considerado a melhor de todas as coletâneas internacionais.
A pancada forte da bateria em meio aos estalos de agudas teclas de piano parecem-se com punhaladas nos corações órfãos. Essa toada, um tanto masoquista, faz a Psicologia pensar sobre as razões de uma histórica trágica — tal uma separação — transformada em canção tocar tanto. E uma das respostas é que, pela força inebriante da arte, a consciência se transfere para o terreno das emoções, sempre fértil de imaginação, na esperança de que, quem sabe, tudo se renove e o amor renasça — ainda que sob o risco de mais um pedaço nos ser arrancado fora.



EVERYTIME YOU GO AWAY
Toda vez que você vai embora

Hey! if we can solve any problem
Ei, nós se podemos resolver qualquer problema
Then why do we lose so many tears?
Então por que desperdiçamos tantas lágrimas?
Oh, and so you go again
Ah, então você se vai novamente
When the leading man appears
Quando o cara mais importante aparece
Always the same thing
Sempre a mesma coisa
Can't you see
Você não pode ver
we've got everything goin' on and on and on
Tudo que nós temos indo e indo e indo

Every time you go away
Toda vez que você vai embora
you take a piece of me with you...
Você leva um pedaço de mim com você

Go on and go free, yeah
Vá em frente e vá tranquila, sim
Maybe you're too close to see
Talvez você esteja perto demais para ver
I can feel your body move
Eu posso sentir seu corpo se mexer
It doesn't mean that much to me
Não significa tanto para mim
I can't go on sayin' the same thing
Não posso prosseguir dizendo a mesma coisa
Just can't you see we've got everything
Não entende que nós temos tudo?
baby even though you know
Querida, você se quer vê que sabemos

Every time you go away
Toda vez que você vai embora
you take a piece of me with you...
Você leva um pedaço de mim com você

* * *
A próxima música da minha lista — posição # 94 — é uma dedicatória.
A propósito, alguém já lhe dedicou uma composição e a intitulou com o seu nome? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário