segunda-feira, 14 de outubro de 2013

100 anos do nascimento de Vinícius de Moraes e sua obra-prima: "Garota de Ipanema"

No aniversário de 100 anos do nascimento de Vinícios de Moraes (1913-1980), um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, recordemos sua obra-prima, aquela que é a canção brasileira mais tocado em todo o planeta: "Garota de Ipanema", composta em parceira com Tom Jobim, em 1962.

Dentre as incontáveis versões desta, vejamos algumas que consideramos marcantes:

Nosso primeiro destaque é para Pery Ribeiro, pois, ao contrário do que muitos pensam, a versão original não foi gravado pelos compositores, mas sim por Pery, em 1962:



Durante uma sessão em um estúdio em Nova York, ainda em 1963, Tom Jobim e João Gilberto, acompanhados pelo saxofonista de jazz Stan Getz, tiveram a ideia de gravar uma versão em inglês da música. Apesar de não ser uma cantora profissional na época, a então mulher de João, Astrud Gilberto, era fluente no idioma e gravou os vocais, que foram considerados perfeitos pelos músicos. A versão, que ganhou um Grammy, se tornou a mais conhecida mundialmente e Astrud chegou a aparecer cantando a música no filme “Get yourself a college girl”, de 1964. 


Frank Sinatra e Tom Jobim – Depois do Grammy, a música se tornou um sucesso ainda maior e ganhou versões de intérpretes consagrados. Uma das mais célebres foi o dueto, em inglês e português, que se tornou a faixa de abertura de “Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim”, álbum que a dupla lançou em 1967 e foi indicado ao Grammy, na categoria disco do ano, em 1968. “The girl from Ipanema” se tornou tão importante na carreira de Sinatra que continuou no repertório do cantor pelo resto de sua vida, sendo incluída em praticamente todas as suas coletâneas e edições especiais.



Tom Jobim e Vinicius de Moraes – Em 1978, após o estrondoso sucesso de uma temporada no Rio de Janeiro, a dupla levou à Europa o show que fazia ao lado de Toquinho e Miúcha. Em um vídeo dessa turnê, gravado na Itália, ao final da música Vinicius fala em italiano sobre sua musa inspiradora. “Ela tinha 18 anos, a garota de Ipanema, tão bela, tão simpática. Lembra, Tom? Quando passava na frente do bar, tomávamos um aperitivo. Todos os copos já estavam vazios. Nós a acompanhávamos até o mar...”, recorda.



A versão da espetacular cantora inglesa Amy Winehouse pode ser encontrada em “Lioness: hidden treasures”, uma coletânea póstuma de covers, músicas inéditas e demos lançada em dezembro de 2011.




E que tal em francês? Ouçamos Laila Kinnunen:


Gosta do idioma italiano? Então Mina Mazzini nos dá o prazer:



Existem diversas versões em espanhol e/ou inglês de “Garota de Ipanema”, mas o detalhe curioso em relação à cubana Maria Esteli Gradiz Rodriguez é que ela usou esses idiomas para cantar em uma audição do programa “The Voice” na Polônia, onde vive. Vocalista da banda Havana Dreams, de José Torres, ela impressionou bastante os jurados – embora seja um pouco complicado entender o que eles disseram a ela, é fácil perceber a empolgação de todos eles. Assista.


A canção também é usada como um "símbolo" brasileiro para sátiras e bizarrices de todos os gêneros. Um desses exemplos é a versão dos Simpsons:



E mais essa, inclusa no seriado "The big bang theory”, em que Amy Farrah Fowler (Mayim Bialik) aparece feliz da vida tocando a música em sua harpa no segundo episódio da quinta temporada, até ser interrompida pelo namorado, Sheldon Cooper (Jim Parsons). Ela mais tarde ainda tenta mostrar seus dotes musicais, perguntando “você gostaria de me ouvir tocando um clássico da Bossa Nova de cor?”, mas ele recusa a oferta, deixando a moça visivelmente contrariada. 



Helô Pinheiro, a musa que inspirou a música Garota de Ipanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário