sexta-feira, 21 de março de 2014

"TEMA DA VITÓRIA" em homenagem a Ayrton Senna



Nesta sexta-feira, 21 de março, comemoramos o 54º aniversário de nascimento do saudoso Ayrton Senna. E nada melhor do que lembrarmos do piloto brasileiro com o "TEMA DA VITÓRIA".



Aliás, aproveitamos o ensejo para sabermos mais sobre essa composição.
O Tema da Vitória é uma canção instrumental brasileira composta pelo maestro Eduardo Souto Neto, a pedido da Rede Globo para uso nas transmissões da Fórmula 1.
A canção foi sugerida pelo diretor Aloysio Legey. Foi gravada em 1981 pelo grupo Roupa Nova, porém foi executada a partir de 1983.
O Tema da Vitória foi composto para ser a trilha sonora das vitórias no Grande Prêmio do Brasil (independentemente da nacionalidade), as transmissões do GP eram geradas pela Rede Globo. Assim sendo, a música foi executada pela primeira vez com a vitória de Nelson Piquet no Grande Prêmio do Brasil de 1983.


A vitória de Alain Prost no GP de 1984 foi embalada com o Tema da Vitória.
Somente em 1986, a música passou a ser executada a cada vitória de um brasileiro.1 A canção marcou a conquista do tricampeonato de Piquet em 1987 e os títulos de Ayrton Senna em 1988, 1990 e 1991.
Por sete anos a música deixou de ser tocada devido a falta de vitórias dos brasileiros na categoria. Foi entre o GP da Austrália de 1993 vencido por Senna e o GP da Alemanha de 2000, conquistado por Rubens Barrichello.
Em 2006, o tema foi tocado pela primeira vez para Felipe Massa na vitória do GP da Turquia.


O Tema da Vitória também foi tocado, após a vitória da seleção brasileira, na Copa do Mundo de 1994. Naquela ocasião, Ayrton Senna foi homenageado em campo pelos jogadores brasileiros, após a vitória nos pênaltis contra a Itália. Isso se repetiu na Copa do Mundo de 2002, quando o Brasil foi pentacampeão, vencendo a Alemanha por 2x0, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Galvão Bueno afirmou que Senna conquistou os três títulos sempre no Circuito de Suzuka e que o penta veio no Japão.
Em 2009, o Tema da Vitória teve um arranjo diferente, pois, quando Rubens Barrichello venceu o Grande Prêmio da Europa, o Brasil conquistou a centésima vitória na história da Fórmula 1.
Abaixo, vídeo com o Grupo Roupa Nova tocando o "TEMA DA VITÓRIA" ao vivo, sob a regência do maestro e autor da música, Aloysio Legey:




Nenhum comentário:

Postar um comentário