domingo, 1 de maio de 2016

Hino do Trabalhador -- "CIDADÃO"



No Dia do Trabalhador, uma música que informalmente se transformou numa espécie de "Hino do Trabalhador": "CIDADÃO"
"CIDADÃO" é uma composição de 1978, de autoria do compositor Lúcio Barbosa, que a apresentou a Zé Geraldo, por ocasião de um festival (Festival da Ilha Solteira). O cantor ficou emocionado com a letra e pediu para gravá-la e incluir no disco que já estava negociado com a gravadora CBS, que, de fato, foi lançado no ano seguinte, do qual a dita canção foi o carro-chefe do grande sucesso do álbum.



Além do êxito com Zé Geraldo, "CIDADÃO" foi regravada por outros artistas e voltou extraordinariamente às paradas de sucesso nacionais em 1992 na voz do paraibano Zé Ramalho — para muitos, a melhor de todas as versões até então gravadas.
Vamos conferir o clip oficial:


"CIDADÃO" é tocante em sua poesia especialmente por expor o drama comum da exploração do trabalho a a vulgarização da pessoa humana em função dos condicionamentos sociais. É, sem dúvida, uma canção de protesto, mas com a sutileza e elegância que normalmente caracteriza o homem de bem, trabalhador e humilde. Nela, nada de rancor ou anarquismo, porém, ao contrário, uma demonstração de que, acima de tudo, há valores — como a fé — que norteiam e acalantam o trabalhador.

Feliz Dia do Trabalhador para todos que trabalham em função dos valores do bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário