sexta-feira, 20 de maio de 2016

"Elas se Tornaram Canção" — "ALICE", Kid Abelha

A continuação da nossa série "Elas se Tornaram Canção" (ver o índex aqui) não vem exatamente do País das Maravilhas, mas, com certeza, vem de uma maravilhosa e fértil época de composições nacionais, das quais, trazemos "ALICE", do grupo Kid Abelha.


Em 1984, finalmente, a banda de pop rock Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens conseguiu um contrato com a Warner Music para gravar o seu primeiro álbum, intitulado "Seu Escorpião", no qual foi inserida a faixa "ALICE", com o subtítulo "Não Escreva Aquela Carta de Amor" — a que aqui destacamos.

A música foi composta por Leoni, Paula Toller e Bruno Fortunato, o trio que então compunha a banda.

Trata-se de um hit jovial — desde seu embalo, até a sua letra, digamos, descolada. O que ela denota é um perfil apaixonado e sério da menina, Alice, em meio a um romance que, embora não tenha a garantia de uma longa duração, pareça favorável e, quem sabe, promissor para o advento de um grande amor.

Será que as Alices são assim?

Bom, a impressão que ficou é que este é um nome que sugira juventude, aventura, alegria e vivacidade. Em razão disso, certamente, muitas garotinhas foram batizadas com tal alcunha.

Então, vamos de aventura jovem, com "ALICE" de Kid Abelha:




"ALICE"
(Não Escreva Aquela Carta de Amor)

Tantos sonhos morrem em poucas palavras
Um bilhete curto e já não há nada
Alice, não se esqueça do nosso amor
Será que eu tenho sempre que te lembrar?
Todo dia, toda hora
Eu te imploro
Por favor

Alice não me escreva aquela carta de amor
Alice não me escreva aquela carta de amor

Sempre tive medo das suas idéias
Por que você precisa ser tão sincera?
Alice, eu tô treinando pra te enfrentar
Tenho mil motivos pra você me suportar
Fica mais uma semana
Nesse tempo a gente engana

Alice não me escreva aquela carta de amor
Alice não me escreva aquela carta de amor




Origem e significado do nome Alice

Alice significa basicamente “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”.

O nome Alice tem origem nas versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, utilizadas como diminutivo de Adelaide, nome originado no germânico Adelheid, composto pelos elementos adal, que quer dizer “nobre” e haidu, que significa “espécie", "tipo", "qualidade”.

Capa do livro
"Alice no País das Maravilhas"
Trata-se de um belo nome, predominantemente feminino, que reflete atributos de excelência.

O nome foi popularizado por volta do século XII na França e na Inglaterra, principalmente por influência dos romances da época, através das variantes latinizadas Alesia e Alicia.

Marie Alice Heine
Perdeu sua popularidade por volta do século XVII, por ter sido associado a uma vida rústica, passando a ser considerado um nome antiquado. Foi reavivado no século XIX pela personagem do livro “Alice no País das Maravilhas”, do romancista britânico Charles Lutwidge Dodgson, mais conhecido pelo pseudônimo Lewis Carrol. A obra foi publicada em 1865 e conta a história de uma menina que é transportada para um mundo lúdico e repleto de enigmas. Lewis Carrol também era matemático e as charadas presentes no enredo do livro contribuíram para sua popularidade. Em homenagem a essa fantástica obra, um dos asteroides da Cintura Principal foi nomeado pela NASA de 291 Alice.

Alice de Athlone
A origem do nome Alice pode ser vista associada erroneamente ao termo grego alethia, que quer dizer “a verdadeira”, mas deve ser desconsiderado. Algumas fontes ainda afirmam que tenha surgido como um anagrama de Célia, outra sugestão que também deve ser descartada.
Alice Roosevelt
São suas variantes Alicia e Alizia, em espanhol e em italiano.

Esse nome foi muito usado na nobreza europeia, A turca Alice de Antioquia, por exemplo, foi uma princesa muito influente e proativa. A inglesa Alice Heine foi a princesa-consorte do príncipe de Mônaco. Alice Athlone, neta da rainha Vitória da Inglaterra, foi condessa e também princesa de Saxe-Coburgo-Gota. Alice de Courtenay foi uma condessa inglesa.

Alice Wegmann


Nos EUA, Alice Roosevelt, filha do presidente americano Theodore Roosevelt, era chamada de Princesa da Casa Branca.

Alice Braga

Por aqui, temos a atriz carioca Alice Wegmann
Outra xará atriz nacional é Alice Braga, sobrinha da  também atriz renomada Sônia Braga.


Alicia Keys






Alicia Silverstone
E, considerando a sua variante Alicia, vamos nos deparar com duas grandes celebridades internacionais: a cantora Alicia Keys e a atriz Alicia Silverstone (ambas americanas).

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário