terça-feira, 10 de maio de 2016

"Elas se Tornaram Canção" — "PALOMA", Sunday

Nossa série Elas se tornaram Canção continua, trazendo um dos nomes femininos de maior crescimento na lista de registros nas últimas duas décadas: Paloma, cantada pelo grupo musical Sunday.


Sunday era um grupo brasileiro, formada em São Paulo no início da década de 1970, cuja formação original era: Hélio Eduardo Costa Manso (Vocal e Teclados),Marcelo Caggiano (Guitarra),Fábio Gasparini (Guitarra),Vivian Costa Manso (Vocal),Claudio Negrão (Baixo) e Gel Fernandes (Bateria).

Depois de já ter tido um bom êxito com "I'M GONNA GET MARRIED", a banda voltou às parada nacional com sua "PALOMA"  foi um grande sucesso em 1979, ano de seu lançamento, especialmente por ocasião da novela Os Gigantes (Rede Globo), da qual foi uma das faixas daquela trilha sonora, pois trazia o nome da personagem principal do enredo — Paloma Gurgel, interpretada por Dina Staf. 

E, é claro: em razão dessa novela, e principalmente desta canção, nasceram muitas "Palomas".

Vamos curtir, "PALOMA", com Sunday:




Origem e significado do nome Paloma


Paloma Duarte
Paloma é uma palavra castelhana cuja tradução literal é “pomba”. Aliás, esse é um jeito carinhoso de se referir ao amor: "pomba" ou "pombinha". Etimologicamente, este nome teria se desenvolvido a partir do latim palumbes ou palumba, que quer dizer “pombo torcaz”. Este nome possui equivalência semântica, ou seja, tem o mesmo significado que os nomes Yoná, de origem hebraico, e Celena, de origem grega.
Paloma Bernardi
A pomba é tida como um símbolo de paz universal, sendo que este significado é carregado com valores metafóricos que remetem ao desejo e sentimento de pacificidade e tranquilidade. Mesmo sendo um nome predominantemente espanhol, Paloma é bastante utilizado entre os brasileiros.

Paloma Tocci

Dentre as personalidades mais populares com este nome no Brasil estão as atrizes Paloma Duarte (filha do saudoso cantor Antonio Marcos) e Paloma Bernardi.


Também recebeu esse nome a jornalista esportiva Paloma Tocci.




Paloma Picasso
Pelo mundo, é famosa a designer de joias Paloma Picasso (filha caçula do renomado pintor espanhol Pablo Picasso). Ainda na Espanha, temos a cantora e atriz Paloma San Basilio.

Paloma Faith

No Canadá, o destaque é para a atriz Paloma Kwiatkowski

Também destacamos a extraordinária cantora britânica Paloma Faith.



Nenhum comentário:

Postar um comentário