quarta-feira, 23 de março de 2016

"Elas se Tornaram Canção" — "MARINA", Dorival Caymmi

Em continuação à nossa série "Elas se Tornaram Canção", uma música de certa forma polêmica: "MARINA", de Dorival Caymmi:


Há quem diga que essa obra é descabido por ter um teor — supostamente — machista. A proibição de itens básicos para a mulher moderna, tal como a maquiagem, e o presunçoso verso "Você não arranjava outro igual..." pesa bastante no ouvido das mais feministas. O fato é que se trata de um grande clássico da velha guarda da Música Popular Brasileira, que, aliás, muito contribuiu para a multiplicação dos registros com o nome Marina.

Essa letra retrata o padrão de uma cultura realmente machista daqueles meados do século XX, especialmente em se tratando da Região Nordeste, onde expressões como "cabra macho" e "mulher rendeira" faziam bastante sentido. A força masculina era extremamente predominante na condução da casa e dos negócios, enquanto ás mulheres restavam os trabalhos caseiros. Além disso, mulher de rosto pintado causava uma impressão negativa.

Hoje em dia, claro, tudo isso ficou na vitrine do folclore e canções como essa já não pesam tanto no moral — exceção feita às feministas mais radicais —, e as Marinas igualmente não têm do que se ofenderem com Caymmi e nem desprezar a sua "MARINA", afinal, muitas delas receberam esse nome graças àquele sucesso.



"MARINA"

Marina, morena Marina
Você se pintou
Marina, você faça tudo, mas faça um favor
Não pinte esse rosto que eu gosto
Que eu gosto e que é só meu
Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu

Me aborreci, me zanguei
Já não posso falar
E quando eu me zango, Marina
Não sei perdoar

Eu já desculpe muita coisa
Você não arranjava outro igual
Desculpe, Marina morena
Mas eu tô de mal

Eu já desculpe muita coisa
Você não arranjava outro igual
Desculpe, Marina morena
Mas eu tô de mal
De mal com você
De mal com você


Origem e significado do nome Marina

O nome Marina deriva de mar, significando "a que vem do mar", "marinha". A origem do termo é do latim marinus, que significa "do mar" ou "marinho".

O substantivo comum "marina" também pode significar um estacionamento para barcos de pequeno e médio porte junto ou dentro de um porto. 

Marina Lima
Marina, desta forma, carrega consigo as qualidades de extensão e beleza inerentes ao mar, bem como a segurança e sossego, numa analogia ao local onde as embarcações são atracadas, qualidades essas que possivelmente se refletem nas pessoas registradas com esse nome.

Marina Horiuchi
É um nome bastante popular tanto no Brasil, como também em Portugal e na Espanha. Está presente em várias línguas, tais como Marina, em português, espanhol, italiano, inglês e alemão; Marine, em francês; Marjna, em nórdico e Marína, em russo.
Marina Ruy Barbosa

São inúmeras as personalidades famosas com esse nome, a começar pela cantora Marina Lima. Na política local, é bem conhecida Marina Silva. Temos também a atriz Marina Ruy Barbosa. E até no Japão tem uma xará famosa: Marina Horiuchi, atriz, cantora e modelo. Na Rússia, tem a patinadora  e medalhista Marina Eltsova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário