quarta-feira, 9 de março de 2016

"Elas se Tornaram Canção" — "CAMILA", Nenhum de Nós

Continuando nossa série "Elas se Tornaram Canção" (clique aqui e veja o índex da série), vamos no embalo do rock da banda Nenhum de Nós, cantando o clássico "CAMILA".


Composição de Sady Homrich, Carlos Stein e Thedy Correa e gravada em 1988,  "CAMILA" foi uma espécie de palavra mágica e o divisor de águas para a turma do Nenhum de Nós, formada no Rio Grande do Sul, dois anos antes desse lançamento, sendo o primeiro sucesso nacional da banda. A música alavancou o álbum Cardume (1989), que vendeu 250 mil cópias e rendeu o primeiro disco de ouro à banda.

O líder da banda, Thedy Correa, um dos compositores de "CAMILA", explica a origem do hit (veja aqui). A letra é uma espécie de recital feminino contra a violência. Ela foi inspirada num drama real de uma colega de escola do cantor, que, a fim de preservá-la, adotou o nome Camila como pseudônimo.

Assim, Camila se tornou um grito contra o feminicídio.

Legal, não? Então vamos curtir Nenhum de Nós e seu grito "CAMILA":



* * * 

"CAMILA"

Depois da última noite de festa
Chorando e esperando amanhecer, amanhecer
As coisas aconteciam com alguma explicação
Com alguma explicação

Depois da última noite de chuva
Chorando e esperando amanhecer, amanhecer
Às vezes peço a ele que vá embora
Que vá embora

Camila
Camila, Camila

Eu que tenho medo até de suas mãos
Mas o ódio cega e você não percebe
Mas o ódio cega

E eu que tenho medo até do seu olhar
Mas o ódio cega e você não percebe
Mas o ódio cega

A lembrança do silêncio
Daquelas tardes, daquelas tardes
Da vergonha do espelho
Naquelas marcas, naquelas marcas

Havia algo de insano
Naqueles olhos, olhos insanos
Os olhos que passavam o dia
A me vigiar, a me vigiar

Camila
Camila, Camila

Camila
Camila, Camila

E eu que tinha apenas 17 anos
Baixava a minha cabeça pra tudo
Era assim que as coisas aconteciam
Era assim que eu via tudo acontecer


O significado do nome Camila

O nome Camila significa "mensageira dos deuses", "a sacerdotisa" ou "menina de coro". Estima-se que tenha surgido a partir do latim Camillus, que significava "ministro" ou "sacerdote nos sacrifícios" entre os romanos.

Camila Morgado
O significado original do nome é desconhecido e algumas pessoas acreditam que seja etrusca. Sabe-se, no entanto, que os romanos utilizavam este nome para descrever os jovens que serviam os participantes das cerimônias pagãs. Outra teoria sugere que o nome Camila teria surgido como um apelido para Camélia, um tipo de flor.

O nome ainda poderia ser uma variação do egípcio e árabe Kamilah, que significa "perfeição" ou "perfeito".

Camila Pitanga
Na mitologia romana, Camila é o nome de uma “amazona italiana”, filha de Métado, rei dos volscos, tribo da Itália central. A sua história é contada no livro de Eneida, de Virgilio.

Camila Rodrigues
No Brasil, Camila é um nome bastante popular, assim como as variantes Camile ou Kamila, por exemplo. A versão masculina desse nome é Camilo, também muito utilizado entre os brasileiros. Na França, porém, a versão masculina é grafada como Camille, a exemplo do notável astrônomo Camille Flammarion.

Três atrizes brasileiras com o nome Camila Pitanga são de grande destaques: Camila MorgadoCamila Pitanga e Camila Rodrigues.