terça-feira, 28 de outubro de 2014

Top 100 — música #27

Qual é o tamanho do seu amor?
Os racionalistas dizem que amor não tem tamanho, pois ele é completo, cheio e perfeito, sem meio termo, sem relatividade. Os poetas não são quase nada racionais e, sim, consideram necessário relativar o amor justamente para exaltá-lo, usando para isso as mais extraordinárias comparações.
Os teóricos dizem que o amor é todo simples, sem exageros; os poetas dizem que o amor foge do simples para se diferenciar de todo o resto e que qualquer exagero é pouco para descrevê-lo.
Qual a sua versão de amor?
"Qual é o tamanho do seu amor" é justamente pergunta da música que colocamos aqui na posição #27 dentre a centena preferida de canções românticas internacionais: "HOW DEEP IS YOUR LOVE", com Bee Gees.
Na História da Música moderna os irmãos Barry Gibb, Maurice Gibb e Robin Gibb têm um capítulo especial. Eles formaram aquela que até hoje é considerada a terceira maior banda de todos os tempos (atrás apenas de The Beatles e Pink Floyd), pelo conjunto da obra (sucesso de vendas, crítica e relevância cultural). Eles formaram os Bee Gees.
Bastaria apenas dizer que eles revolucionaram toda uma geração com o seu estilo disco music (quem não conhece a famosa trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado à Noite" ("Saturday Night Fever"?), através de sucessos como "NIGHT FEVER", "STAYIN' ALIVE", "MORE THAN A WOMAN", "YOU SHOULD BE DANCING" etc.). Já fizemos referência aos Bee Gees nesta listagem (#49), conforme você pode conferir clicando aqui.
Mas a genialidade musical do trio não para por aí. Eles passearam com muita felicidade pelo rock, country, pop e, naturalmente, pelas fileiras das baladas românticas, de onde extraímos esse verdadeira pérola: "HOW DEEP IS YOUR LOVE", que os três irmãos escreveram, gravaram e lançaram em 1977.
Música vencedora do Grammy do mesmo ano de lançamento, "HOW DEEP IS YOUR LOVE" atingiu o top das principais paradas de sucesso do mundo e consagrou o inconfundível estilo vocal dos Bee Gees — agudos precisos e ocasionais sussurros. Marcante, não é mesmo?
Então, independentemente da profundidade do seu amor, aqui vai uma canção que toca o coração apaixonado lá no fundo, nas mais profundas instâncias do amor. Vamos curti-la?


 
"HOW DEEP IS YOUR LOVE"
"QUÃO PROFUNDO É O SEU AMOR"

I know your eyes in the morning sun
Eu reconheço seus olhos no sol da manhã
I feel you touch me in the pouring rain
Eu sinto você me tocar na chuva caindo
And the moment that you wander far from me
E no momento em que você vai para longe de mim
I wanna feel you in my arms again
Eu quero te sentir nos meus braços novamente
And you come to me on a summer breeze
E você vem para mim numa brisa de verão
Keep me warm in your love and then softly leave
Me aquece com seu amor e então se vai suavemente
And it's me you need to show
E para mim que você precisa mostrar
How deep is your love
O quanto seu amor é profundo
How deep is your love?
Qual o tamanho do seu amor?
I really need to learn
Eu realmente preciso saber
'Cause we're living in a world of fools
Porque vivemos em um mundo de todos
Breaking us down
Nos passando para trás
When they all should let us be
Quando todos eles deveriam nos deixar em paz
We belong to you and me
Nós pertencemos um ao outro
I believe in you
Eu acredito em você
You know the door to my very soul
Você conhece a porta para a minha verdadeira alma
You're the light in my deepest darkest hour
Você é a luz na minha hora mais profunda e mais escura
You're my saviour when I fall
Você é minha salvação quando eu fraquejo
And you may not think I care for you
E você pode até pensar que eu não me importo de você
When you know down inside that I really do
Quando, no fundo, você sabe que eu realmente me importo contigo
And it's me you need to show
E é a mim que você precisa mostrar
How deep is your love
O quanto seu amor é profundo
How deep is your love?
Qual o tamanho do seu amor?
I really need to learn
Eu realmente preciso saber
'Cause we're living in a world of fools
Porque vivemos em um mundo de todos
Breaking us down
Nos passando para trás
When they all should let us be
Quando todos eles deveriam nos deixar em paz
We belong to you and me
Nós pertencemos um ao outro

* * *

Estamos chegando na reta final de nossa listagem das 100 melhores canções internacionais. Imagine só o que vem por aí: só sucessos!
Na próxima postagem, outra música sensacional, que fez parte da trilha sonora da novela "A Gata Comeu" — para muitos, a melhor seleção de músicas de novelas de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário