domingo, 2 de fevereiro de 2014

Top 100 — música #67

O melhor cantor latino de todos os tempos, uma voz maravilhosa, um músico e poeta talentoso e uma simpatia de pessoa: Julio Iglesias tem uma coleção de sucessos que, com justiça, poderia figurar muitas posições em listas de canções românticas — inclusive em vários idiomas.
Pelo conjunto da sua obra desse artista fabuloso e pela excentricidade de "HEY", aqui está nossa música número 67 dentre as 100 melhores canções internacionais românticas.
O ano era 1980 quando Julio Iglesais, Arcusa Balducci e Giovanni Belfiore se puseram a escrever "HEY", a música que seria o carro-chefe do álbum homônimo que seria lançado naquele ano, cujo sucesso pode ser medido pela estrondosa vendagem.
Esta é uma espécie de "canção para a ex", quando o protagonista canta uma mensagem para o ex-amor, que ora possa estar contando vantagem. Assim é que "HEY" toca o coração de muitas pessoas, diante de vãs ostentações, com uma elegante resposta.
Aqui, figuramos a gravação original, em espanhol, mas vale a pena conferir também a versão em português — bom português, diga-se de passagem — com o próprio Julio Iglesias.



"HEY"
"EI"

Hey!
Ei,
No vayas presumiendo por ahí
Não ande inventando por aí
Diciendo que no puede estar sin ti
Dizendo que não posso ficar sem ti
Tú que sabes de mi.
O que você sabe de mim?
Hey!
Ei,
Ya sé que a ti te gusta presumir
Já sei que você gosta de presumir
Decir a los amigos que sin ti
Dizer aos amigos que sem ti
Ya no puedo vivir.
Eu não posso viver
Hey!
Ei,
No creas que te haces un favor
Não pense que te fiz um favor
Cuando hablas a la gente de mi amor
Quando diz às pessoas do meu amor
Y te burlas de mi.
E mente sobre mim
Hey!
Ei,
Que hay veces que es mejor querer así
Que às vezes é melhor querer assim
Que ser querido y no poder sentir
Que ser querido e não poder sentir
Lo que siento por ti
O que sinto por ti
Ya ves
Eu já sei
Tú nunca me has querido ya lo ves
Você nunca me quis, agora já sei
Que nunca he sido tuyo ya lo se
Que nunca fui teu, agora eu sei
Fue sólo por orgullo ese querer
Esse querer foi só por orgulho
Ya ves
Eu já sei
De que te vale ahora presumir
De que vale agora supor
Ahora que no estoy ya junto a ti
Agora que não estou mais junto a ti
Que les dirás de mi
O que dirá de mim
Hey!
Ei,
Recuerdo que ganabas siempre tú
Lembre-se de que você sempre ganhava
Que hacías de ese triunfo una virtud
Que fazia desse triunfo uma virtude
Yo era sombra y tú luz.
Eu era sombra e você era luz
Hey!
Ei
No se si tú también recordarás
Não sei se também se lembrará
Que siempre que intentaba hacer la paz
Que sempre que tentava fazer as pazes
Yo era un río en tu mar.
Eu era um rio e você era o mar
Ya ves
Eu já sei
Ya ves
Eu já sei
Tú nunca me has querido ya lo ves
Você nunca me quis, agora já sei
Que nunca he sido tuyo ya lo se
Que nunca fui teu, agora eu sei
Fue sólo por orgullo ese querer
Esse querer foi só por orgulho
Ya ves
Eu já sei
De que te vale ahora presumir
De que vale agora supor
Ahora que no estoy ya junto a ti
Agora que não estou mais junto a ti
Que les dirás de mi
O que dirá de mim
Hey!
Ei
Ahora que ya todo terminó
Agora que tudo já terminou
Que como siempre soy el perdedor
Que como sempre sou eu o perdedor
Cuando pienses en mi.
Quando você pensa em mim
Hey!
Ei
No creas que te guardo algún rencor
Não pense que guardo algum rancor
Es siempre más feliz quien más amó
É sempre mais feliz mais amou
Y ese siempre fui yo.
E esse sempre fui eu
Ya ves
Eu já sei
Tú nunca me has querido ya lo ves
Você nunca me quis, agora já sei
Que nunca he sido tuyo ya lo se
Que nunca fui teu, agora eu sei
Fue sólo por orgullo ese querer
Esse querer foi só por orgulho
Ya ves
Eu já sei
De que te vale ahora presumir
De que vale agora supor
Ahora que no estoy ya junto a ti
Agora que não estou mais junto a ti
Que les dirás de mi
O que dirá de mim

* * *

Ter um amor é maravilhoso, não é? Entretanto, ter tido um amor maravilhoso pode ser muito doloroso, algumas vezes é se sentir sendo aniquilado lentamente. A próxima música da minha lista canta mais ou menos isso, sendo uma das canções mais tocadas no mundo e de grande aceitação da crítica musical.
Aguente um pouco mais e confira!



Nenhum comentário:

Postar um comentário