quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Morre o violonista Paco de Lucía - mestre do flamenco


Morreu nesta quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014. reconhecidamente um dos maiores violonistas de todos os tempos, o espanhol Paco de Lucía (1947-2014), aos 66 anos.
Segundo o Portal de notícias da G1, das Organizações Globo, Paco de Lucia foi vítima de um infarto, em uma ilha de Cancún, México, onde passava férias com familiares.
Nascido na cidade de Andaluza, na província de Cádiz, na Espanha, ele familiarizou-se com o violão já aos sete anos de idade, sob influência do pai. Não tardou para seu talento aflorar e ele cair na estrada. Aos treze ele já integrava uma companhia de balé clássico com a qual viajou em turnê por vários países da Europa e vindo também a se apresentar nos EUA.
Ainda na juventude ele começou a gravar seus discos e ganhou fama mundial, inclusive acumulando vários prêmios, como o Príncipe das Astúrias.
Mestre do flamenco, Paco de Lucía tinha seu jeito particular de executar o violão e conquistou o reconhecimento da crítica e a admiração de todos os melhores músicos instrumentistas por suas capacidades, consideradas "ilimitadas".

Veja a biografia do violonista na Wikipédia.

Abaixo, Paco de Lucía no concerto Montreux Jazz Festival, em Montreal, Canadá, realizado em 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário