quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Top 100 — música #64

Que música é capaz de te dar asas, como as de um caça supersônico, que te levem a voar alto e velozmente nos ares do amor?
Se você assistiu ao filme Top Gun - Ases Indomáveis (produção americana de 1986), certamente que você dirá que tal música é "TAKE MY BREATH AWAY", interpretação da banda Berlin — e esta é a minha canção romântica internacional #64 dentre as cem melhores.
Escrita e lançada 1986, junto com o lançamento do filme do qual foi tema, "TAKE MY BREATH AWAY" é uma composição do dueto Giorgio Moroder Tom Whitlock para a banda americana The Berlin, e preparada para embalar o sucesso do longa Top Gun, como de fato aconteceu.
Na premiação máxima de Hollywood, no ano seguinte a música levou o Oscar de Melhor Canção Original, e pelo mesmo critério ganhou ainda o Globo de Ouro.
E é mesmo de tirar o fôlego: uma batida forte, com inovadores arranjos de sintetizadores — especialmente os do contra-baixo — aliados a uma potente voz, que delata toda a emotividade de uma paixão voraz, num ritmo alucinante qual a de uma corrida aérea.




"TAKE MY BREATH AWAY"
"TIRE MINHA RESPIRAÇÃO"

Watching every motion
Observando cada ação
In my foolish lover's game
Em tolo jogo de amores
On this endless ocean
Neste oceano interminável
Finally lovers know no shame
Finalmente os amantes não sabem o que é culpa
Turning and returning
Virando-se e retornando
To some secret place inside
Para dentro de algum lugar secreto
Watching in slow motion
Observando em câmera lenta
As you turn around and say
Enquanto você você vira e diz
Take my breath away
Tire minha respiração
Take my breath away
Tire minha respiração
Watching I keep waiting
Observando, eu continuo esperando
Still anticipating love
Ainda antecipando o amor
Never hesitating
Nunca hesitando
To become the fated ones
Em nos tornar predestinados uma ao outro
Turning and returning
Virando-se e retornando
To some secret place to hide
Para se esconder em algum lugar secreto
Watching in slow motion
Assistindo em câmera lenta
As you turn to me and say
Enquanto você se vira e diz
My love
Meu amor
Take my breath away
Tire minha respiração
Through the hourglass I saw you
Através da ampulheta eu te vejo
In time you slipped away
No momento em que você escapou
When the mirror crashed I called you
Quando o espelho quebrou eu te chamei
And turned to hear you say
E voltei a te ouvir dizer
If only for today
Somente por hoje
I am unafraid
Eu estou em segurança
Take my breath away
Tire minha respiração
Take my breath away
Tire minha respiração
Watching every motion
Observando cada ação
In this foolish lover's game
Nesse tolo jogo de amores
Haunted by the notion
Assombrada pelo senso
Somewhere there's a love in flames
De que, em algum lugar, há um amor em chamas
Turning and returning
Virando-se e retornando
To some secret place inside
Para um dentro de algum lugar secreto
Watching in slow motion
Observando em câmera lenta
As you turn my way and say
Enquanto você vira para meu lado e diz
Take my breath away
Tire minha respiração

Take my breath away



Tire minha respiração
My love
Meu amor

***

A próxima canção da minha listagem — também de tirar a respiração — foi tema de outro grande sucesso romântico do cinema, de cuja interpretação é do reconhecido trio Roxette.
Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário