sábado, 21 de fevereiro de 2015

Top 100 — música #15

Nossa indicação para a música #15 de nossa lista das 100 melhores canções internacionais românticas é a ultrassentimental e polêmica composição "FEELINGS", com Morris Albert.
Vamos conferir:
E por que polêmica?
Ora, por anos essa composição esteve em disputa num tribunal internacional a respeito de sua verdadeira autoria.
"FEELINGS" foi lançada em 1973 num compacto com o selo da Gravadora RCA, com a interpretação e a assinatura do cantor e compositor Morris Albert, vulgo Maurício Alberto Kaisermann, brasileiro e paulistano então desconhecido pela mídia.
Ocorreu que, no ano seguinte ao seu lançamento, a música foi selecionada para fazer parte da trilha sonoro da novela Corrida do Ouro, da Rede Globo, e aí o sucesso foi estrondoso, ganhou o Brasil, a América Latina, chegou aos EUA e, a partir daí, sagrou-se um hit internacional, dos mais regravados e apreciados.
Albert diz que, para compô-la, se inspirou numa musa carioca (com quem nunca teria tido qualquer relacionamento).
Adiante, porém, ele foi processado pelo compositor francês Loulou Gäste (ou Louis Gasté), que alegou que o brasileiro o havia plagiado em sua "POUR TOI", de 1956, originalmente gravada por Dario Moreno.
Veja o vídeo seguinte e compare a composição francesa com a versão de Albert.


A corte internacional, instalada nos EUA, decretou que, de fato, "FEELINGS" tem a mesma linha melódica de "POUR TOI" e intimou o brasileiro a dividir os créditos — tanto na divulgação da autoria quanto financeiramente. Morris Albert reconheceu a semelhança melódica, mas jura que não a plagiou (veja aqui uma entrevista com Albert).
O fato é que aquela canção francesa não obteve nem de perto o êxito de "FEELING" de Morris Albert, que, inclusive, foi regravada por grandes ícones da música internacional, tais como Elvis Presley (veja aqui), Frank Sinatra (veja aqui), Shirley Bassay (veja aqui), Ray Conniff Orquestre (veja aqui).
Portanto, fiquemos com "FEELINGS" de Morris Albert:




"FEELINGS"
"SENTIMENTOS"

Feelings
Sentimentos
Nothing more than feelings
Nada mais que sentimentos
Trying to forget my feelings of love
Tentando esquecer meus sentimentos de amor
Teardrops
Lágrimas
Rolling down on my face
Caindo no meu rosto
Trying to forget my feelings of love
Tentando esquecer meus sentimentos de amor
Feelings
Sentimentos
For all my life I'll feel it
Por toda a minha vida eu os sentirei
I wish I've never met you, girl
Eu desejaria nunca ter te encontrado, garota
You'll never come again
Pois você nunca virá novamente
Feelings
Sentimentos
Wo-o-o feelings
Oh, oh, sentimentos
Wo-o-o, feelings again in my arms.
Oh, oh, sentimentos, novamente nos meus braços.
Feelings
Sentimentos
Feelings like I've never lost you
Sentimentos como se nunca tivesse te perdido
And feelings like I'll never have you
E sentimentos como se jamais te terei
Again in my heart
Novamente em meu coração
Feelings
Sentimentos
For all my life I'll feel it
Por toda a minha vida eu os sentirei
I wish I've never met you, girl
Eu desejaria nunca ter te encontrado, garota
You'll never come again
Pois você nunca virá novamente
Feelings
Sentimentos
Wo-o-o feelings
Oh, oh, sentimentos
Wo-o-o, feelings again in my arms.
Oh, oh, sentimentos, novamente nos meus braços.
Feelings
Sentimentos

* * *

Sensacional, não é mesmo?
Bem, e a nossa listagem prossegue, já se afunilando para o melhor dos melhores. Na postagem adiante, por exemplo, traremos uma canção que é um verdadeiro apelo de amor.
Você não perde por esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário