terça-feira, 10 de novembro de 2015

Cientista sugere 20 músicas para acordar e promover o seu humor


Que música é uma importante determinante para o nosso bem-estar, isso todo mundo já sabia. Agora, tem um cientista inglês que está propondo algo ainda mais específico: uma lista com as vinte melhores canções para se ouvir ao acordar e assim promover o nosso humor.

O cientista tal é David Greenberg, da conceituada Universidade de Cambridge, psicólogo e autor de um estudo acadêmico realizado em colaboração com a Spotify  serviço online de acesso a milhares de músicas digitais.

Segundo o psicólogo, a música não serve apenas para entreter, é algo que adentra nossa psiquê e nosso cérebro. Quanto mais estudamos a música, mais descobrimos o papel que teve no jogo evolutivo, em termos de comunicação e interação social.

"Para a maioria de nós, é uma luta passar do mau humor para um estado de otimismo. Uma música energética como Viva la Vida pode ajudar alguém a obter energia para o resto do dia"— diz Greenberg.

Para montar sua listagem, o pesquisador considerou a importância de palavras positivas e de um andamento progressivo. Suas músicas sugeridas têm em torno de 100 a 130 batidas por minuto, com arranjos crescentes, inspirando um suave despertar e uma força motivadora para encararmos os desafios diários.

No topo da lista sugerida por Greenberg está "VIVA LA VIDA" da banda britânica Coldplay. Veja o seu videoclipe pela janela abaixo:


As vinte melhores canções para acordar, por David Greenbeg:

1. Coldplay - VIVA LA VIDA
2. St. Lucia - ELEVATE
3. Macklemore & Ryan Lewis - DOWNTOWN
4. Bill Withers - LOVELY DAY
5. Avicii - WAKE ME UP
6. Pentatonix - CAN'T SLEEP LOVE
7. Demi Lovato - CONFIDENT
8. Arcade Fire - WAKE UP
9. Hailee Steinfeld - LOVE MYSELF
10. Sam Smith - MONEY ON MY MIND
11. Esperanza Spalding - I CAN'T HELP IT
12. John Newman - COME AND GET IT
13. Felix Jaehn - AIN'T NOBODY (LOVES ME BETTER)
14. Mark Ronson - FEEL RIGHT
15. Clean Bandit - RATHER BE
16. Katrina & The Waves - WALKING ON SUNSHINE
17. Imagine Dragons - ON TOP OF THE WORLD
18. MisterWives - REFLECTIONS
19. Carly Rae Jepsen - WARM BLOOD

20. iLoveMemphis - HIT THE QUAN

Tem um gosto descolado o nosso psicólogo, não? A pergunta é: será que ele não recebeu algum incentivo ($$$) para formular esses vinte títulos?

No caso, ele selecionou músicas em inglês — seu idioma nativo — e, por certo, títulos que lhe apreciam particularmente. Em todo o caso, ele estabeleceu critérios que permitem que qualquer pessoa possa montar sua listagem, por exemplo, uma seleção de músicas nacionais, ou ainda uma lista que privilegie seu gênero musical preferido.

Pessoalmente, eu uso canções para minha motivação. Atualmente, o meu ringtone para o despertador não tem uma batida tão rápida quanta a sugerida por Greenberg: "FOREVER AND EVER" de Demis Roussous (nada como acordar apaixonado):



Já o meu ringtone para chamadas no celular é "DO YOU WANNA DANCE" de Johnny Rivers. Para quem gosta de um despertar escandalosamente feliz, pode optar pelo clássico "I FEEL GOOD" de James Brown.

Para contraria o aceleramento sugerido do cientista de Cambridge, mas valorizando sobretudo a letra positiva, eu também sugiro acordar com "EU TE DESEJO VIDA" da cantora e compositora paraibana Flavia Venceslau:



Ocasionalmente, "ELEVATION" da banda U2 também cai bem para dar um gás em nossa imaginação.

E o que dizer de "TITANIUM", versão de David Guetta & Sia?



Três canções que me motivam bastante: "THE JOURNEY" (soundtrack do documentário The Secret), "GLORIA IN EXCELSIS DEO" de Händel e "GABRIEL'S OBOE" tanto o original instrumental de Ennio Morricone quanto a versão cantada pelo grupo Celtic Women.

E que tal acordar "criança", cheio de sonho e fantasia? Então, não descarte a versão de  Israel Kamakawiwo'Ole que combina dois clássicos: "SOMEWHERE OVER THE RAINBOW" e "WHAT A WONDERFUL WORLD".



E ái? Que tal trocar o ringtone do seu celular e despertador?

Fonte G1