Primeiro, ela se transformou o quadro mais famoso e valioso do mundo. Depois, foi tomada como tema musical e, então, entra na nossa coletânea "Elas se tornaram Canção" (veja o index aqui). Bem, só podemos estar falando de.... "MONALISA" com Jorge Vercillo!
De autoria do próprio intérprete, esse single foi lançado em 2003, sendo a mais bem sucedida faixa do álbum "Livre" — o quinto disco de Jorge Vercillo.
Em "MONALISA", temos o mesmo estilo que consagrou o cantor e compositor Jorge Vercillo: um pop sofisticado, bem ao gosto dos clássicos de MPB acrecido de batidas modernas e alegres. É uma espécie de "poesia embalada".
Carioca da gema,Vercillo formou-se em jornalismo, mas jamais exerceu tal ofício. Também não seguiu os planos de criança de jogar no Flamengo. Por incentivo de uma tia, apostou na música e se deu bem, lógico. Tudo começou com uma fita-cassete, na qual gravou suas imitações de Djavan (há muita gente que ainda hoje confunde as duas vozes). Não tardou para ele conseguir um produtor e um contrato com a gravadora Continental. Já no primeiro álbum, "Encontro das Águas", o reconhecimento foi de pronto. Daí por diante, todas as portas do sucesso se lhe abriram e Vercillo está consagrado como um dos grandes músicos da nova geração da MPB.
Vercillo, no entanto, não foi o primeiro a pegar esse nome como inspiração musical. Sob o título "Mona Lisa" (do original em italiano), tem a clássica versão do americano Nat King Cole (veja aqui). Tem a composição country de Wille Nelson (veja aqui). Outra, que particularmente não me agrada em nada, é o rap do britânico Slick Rick (veja aqui); bem como a (também dispensável) do pop com Britney Spears (veja aqui). Quem também cantou a Mona Lisa foi Elton John sob o título "MONA LISA AND MAD HATTERS" (veja aqui).
Mas, vamos com Jorge Vercillo!
"MONALISA"
Jorge Vercillo
É incrível,
Nada desvia o destino
Hoje tudo faz sentido,
E ainda há tanto a aprender
E a vida tão generosa comigo,
Veio de amigo a amigo
Me apresentar a você
Paralisa com seu olhar,
Monalisa
Seu quase rir
Ilumina tudo ao redor
Minha vida,
ai de mim.
Me conduza junto a você,
ou me usa pro seu prazer
Me fascina,
deusa com ar de menina
Não se prenda
A sentimentos antigos
Tudo que se foi vivido
Me preparou pra você
Não se ofenda
Com meus amores de antes
Todos tornaram-se pontes
Pra que eu chegasse a você
Paralisa com seu olhar,
Monalisa
Seu quase rir
Ilumina tudo ao redor
Minha vida,
ai de mim
Me conduza junto a você,
ou me usa pro seu prazer
Me fascina,
deusa com ar de menina
* * *
La Gioconda, de Leonardo da Vinci |
Monalisa significa “senhora Lisa” ou “agradável”, “a que encanta”, “a sorridente”.
O nome Monalisa é formado pela junção das palavras Mona, diminutivo de madonna, forma italiana para “nossa senhora” ou “senhora” e Lisa, de Lisa del Giocondo, nome da provável modelo utilizada por Leonardo da Vinci em seu quadro mais famoso, conhecido por Mona Lisa, em italiano: La Gioconda, do latim jucundus, significa “agradável, que encanta, feliz” e passou também a ser atribuído o significado de “a sorridente”.
Monalisa Perrone |
Talvez até pela força do quadro de Da Vinci, o nome Monalisa não seja tão comum. Todavia, não é o caso de se dizer tal alcunha ser tão excêntrica. No Brasil, temos uma famosa jornalista que assina como Monalisa Perrone.
E você? Conhece alguma outra pintura de mulher com o nome Monalisa?